segunda-feira, 14 de junho de 2010

Santana

Fotografia: Thaissa Carvalho

A subprefeitura de Santana é dividida em três distritos, Tucuruvi, Mandaqui e Santana .
O distrito de Santana é o principal bairro e o mais antigo.Antes, era chamado de distrito Paz de Santana e foi criado em 1898, o bairro permaneceu por muito tempo isolado por causa do rio Tietê e somente no século XX se uniu à capital com a construção da Ponte das Bandeiras. Após sua união com a capital, Santana se desenvolveu rapidamente com o processo de industrialização.
O bairro de Santana já abrigou a Casa de Detenção mais conhecida do Estado de São Paulo,o Carandiru, que, após ser implodida pela Prefeitura, se transformou no Parque da Juventude.
Veja a seguir, os pontos históricos e importantes de Santana, e como o bairro se desenvolveu a longo dos anos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Parque da Juventude

Fotografia: Evellyn Caetano



É um complexo cultural cuja construção se deu no local onde estava implantado a antiga Penitenciária Carandiru marcado por agressão aos direitos humanos, violência e degradação urbana. Foi substituído pelo parque da Juventude, que oferece opções de lazer, esportes quadras, pistas e também uma área reservada para caminhadas com bosques e jardins e cultura favorecendo todos os níveis sociais da região. Nele, a população pode usufruir de cursos e exposições gratuitas.

Parque da Juventude, Campeonato de Yoyo

Fotografia: Evellyn Caetano

Estação Carandiru





É a estação menos movimentada da linha, juntamente com a Jardim São Paulo. Por ela passam somente 12 mil passageiros diariamente. É de fácil acesso ao parque da Juventude.
Fotografia: Evellyn Caetano

Estação Santana




Santana é a estação mais movimentada da Zona Norte. Tem uma média de 56 mil entradas diariamente, por haver ligação com terminal de ônibus e ser localizado no centro, um dos pontos mais movimentados do distritos, cercado por comercio popular e importantes avenidas.
Fotografia: Evellyn Caetano

Jardim São Paulo





A estação Jardim São Paulo localiza-se na Avenida Leôncio de Magalhães, em uma região calma, pouco movimentada.













Fotografia: Evellyn Caetano

Voluntários da Pátria

Fotografia: Evellyn Caetano


A Rua Voluntários da Pátria é uma homenagem aos Voluntários da Pátria, soldados brasileiros que lutaram na Guerra do Paraguai. A Voluntários concentra grande comércio, próxima ao metrô Santana, tem cerca de 600 lojas.
Seu comércio popular é parecido com o da Vinte e Cinco de Março pelos produtos pirateados, contrabandeados e falsificados.

Duarte Azevedo

Fotografia: Evellyn Caetano






O grafite é uma arte urbana cujos artistas aproveitam o espaços criando uma linguagem intencional dando a cidade mais cores nas paredes.
Afinal, vivemos em uma selva de pedras caótica e, ao mesmo tempo, apaixonante,moderna e paradoxa !



Leite de Moraes




Essa via começa na rua Voluntários da Pátria, concentra diversos comércios populares, entre eles galerias de lojas, restaurantes, fast-food, o terminal Santana e dois hotéis.
Está relativamente degradada, devido principalmente à presença do comércio ambulante.
Fotografia: Evellyn Caetano

Alto de Santana




Uma região nobre residencial da Zona Norte. Muito conhecida por, anualmente, ocorrer a Festa Beneficente de Natal do Alto de Santana, cujo principal objetivo é a arrecadação de alimentos que serão revertidos às instituições carentes.

Fotografia: Marianna Batista

Avenida Cruzeiro do Sul

Fotografia: Evellyn Caetano



Trata-se de uma via importante e movimentada. Ao longo de sua extensão, encontra-se três estações, Portuguesa - Tietê, Carandiru e Santana. Em sua localidade também , encontra-se muitos pontos culturais, como o Parque da Juventude, Museu do Transporte Público e Escola de Educação Física da Polícia Militar.

Avenida Braz Leme





Recebeu o nome de um bandeirante paulista, Braz Esteves Leme, que realizou expedições a Minas Gerais com o propósito de encontrar esmeraldas.
A avenida, larga, com canteiro central e bastante arborizada. Permite fácil acesso à Casa verde, Campo de Marte.

Fotografia: Evellyn Caetano

terça-feira, 8 de junho de 2010

Jardim São Paulo




É um bairro nobre, que foi fundado em 1938. Atualmente, é um dos bairros mais valorizados, com grandes conjuntos empresariais, equipamentos de lazer e muita agitação à noite, pelas casas noturnas , bares e restaurantes. O bairro era uma fazenda , propriedade de padres e foi sendo dividida em chácara por imigrantes italianos que cultivavam flores.
Fotografia: Evellyn Caetano

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Fotografia: Evellyn Caetano


Surgiu como uma idéia na cabeça de dois grupos de moradores do bairro Jardim São Paulo. E assim construiram a Associação Nossa Senhora Aparecida. A associação começou a arrecadar fundos para a construção da igreja. Em 1958, com o dinheiro arrecadado pela associação, o terreno onde a igreja seria construída foi comprado e dois anos depois foi criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pelo Sr. Cardeal D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Arcebispo metropolitano. A Paróquia completou no dia 21 de abril 50 anos de existência que foi comemorado com muita alegria pelos moradores da região.

Capela Santa Cruz

Fotogr Fotografia: Marianna Batista


A capela foi criada em 1895 no alto da colina ( conhecido hoje como alto de Santana) com a ajuda da família Baruel e de Pedro Dool que eram donos de muitas propriedades na zona norte, e se tornou a matriz provisória do bairro de Santana.Com o passar do tempo, a população que possuía melhores condições financeiras construíram nas proximidades da capela casas de alto padrão superior as casas da população que moravam próximos as várzeas do rio Tietê, pois no alto de Santana suas casas corriam menos riscos de inundação.

Igreja Santana

Fotografia: Marianna Batista


A igreja de Santana foi criada após seu desmembramento da paróquia de Santa Efigênia em 1895. Hoje a igreja se tornou a matriz do bairro de Santana.

Centro Empresarial

Fotografia: Evellyn Caetano


O 1º Centro Empresarial do Jardim São Paulo está localizado na Rua Carlos Laet nº. 138, ao lado do metrô na estação Jardim São Paulo, é um complexo de empresas de diferentes segmentos em que podemos encontrar serviços como: lazer,segurança,estética, alimentação, comércios,moda, financeiras,jurídico, ou seja, é um empreendimento onde o empresário busca se instalar para se unir a um quadro de micro e grandes empresas e estabelecer facilidades e comodidades segurança, conforto, a todos os usuários, como clientes prestadores de serviço.
São empresas com público diferenciado de alto poder aquisitivo e bastante exigente, pois buscam no local instalado, uma união de qualidade, segurança e comodidade para realizar suas compras dentro de um empreendimento que atenda a todas as necessidades do cliente.

Aeroporto Campo de Marte

Fotografia: Evellyn Caetano


O Campo de Marte abriga a maior frota de helicópteros do Brasil ,primeira infra-estrutura aeroportuária da cidade de São Paulo.O aeroporto opera exclusivamente com aviação geral, executiva, táxi aéreo. No Campo de Marte tem um ambiente bastante familiar possui área de lazer onde pessoas podem alugar um espaço para fazer churrascos aos fim de semana ,existe uma quadra de tênis.

Escola de Samba X Nove Paulistana

Fotografia: Evellyn Caetano


O Grêmio Recreativo é uma escola de samba da zona norte. Sua origem é o bairro da Parada Inglesa, porém atualmente sua sede está localizada no Carandiru.
A X-9 foi fundada por amigos que jogavam em um time de futebol de várzea, o Internacional da Parada Inglesa.

Sesc Santana

Fotografia: Evellyn Caetano e Marianna Batista


O Sesc Santana é um equipamento urbano, sem fins lucrativos, que reúne teatro, quadras esportivas, piscina, áreas de lazer, lanchonete, restaurante, oficinas e outros serviços. Há realização de exposições itinerantes, palestras e shows no prédio.
Para utilização do Sesc é necessário adquirir a carteirinha, tanto como autônomo ou empresárial, assim tendo descontos em todas as atividades oferecidas.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Palacete Baruel

Fot Fotografia: Marianna Batista

Um castelo que é considerado a sede da chácara Baruel, ele foi construído também no estilo harmônico. Hoje resta da chácara apenas a antiga casa da família que foi transformada na biblioteca pública Narbal Fontes e o Palacete Baruel que já serviu como orfanato e que atualmente se transformou em uma clinica de fraturas.

Biblioteca Narbal

Fotografia: Luana da Mata


Ela possui um acervo de aproximadamente 31 mil exemplares, a maioria infanto-juvenil. Além de empréstimo de livros, revistas e outros materiais, são promovidos eventos culturais como encontro com escritores, exposições, cursos, oficinas, palestras, entre outros.

Fórum Santana, julgamente do assassinato Isabela

Fotografia: Thaissa Carvalho


No começo de 2010, teve seu nome citado em muitos jornais, revistas , sites, tv, entre outros, porque foi escolhido para ser o local do julgamento do casal, que assassinou a menina, Isabella Nardoni de cinco anos. Durante o julgamento, houve muitas manifestações e tumulto por parte da população, que demonstrava sua opinião , e também prestava homenagens a mãe da menina. Com toda essa divulgação o fórum ficou mais conhecido e hoje tem um maior fluxo de movimentação.

Colégio Santana

Fotografia: Marianna Batista

108 anos de história - Em 1908 as irmãs de São José fizeram uma solicitação para que o bonde elétrico fosse estendido ate o colégio, para atender as necessidades de suas alunas e de seus funcionários, e assim a linha do bonde começou a percorrer o bairro. O Colégio de Santana foi o local escolhido pela companhia Telefônica a ter o primeiro aparelho com ligação direta para toda a cidade em 1912.Hoje o colégio é referência de bom ensino no bairro.

Castelo d'água

Fotografia: Luana da Mata


Responsável pelo o abastecimento de água no alto de Santana e também um dos símbolos da região castelo D’água